Mistérios dolorosos

às terças e sextas-feiras

1 Mistério dolorosos - A agonia de Jesus no horto do Getsêmani

1 dolorosos

Então Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse aos discípulos: "Sentai-vos aí enquanto vou até ali para orar".Levando Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes, então: "Minha alma está triste até a morte. Permanecei aqui e vigiai comigo". E, indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: " Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres". (Mt 26,36-39) E, cheio de angústia, orava com mais insistência ainda, e o suor se lhe tornou semelhante a espessas gotas de sangue que caíam por terra. ( Lc ,44 )

Na oração de abandono ao Pai, Jesus reencontra força e confiança; é enviado um anjo para consolá-lo. Assim, Jesus será o nosso anjo consolador, é como se nos dissesse: "porque te pertubas nas dificuldades? Seja forte em mim; olha o teu Deus no Getsêmani e serás vitorioso". Peçamos de nos abandonarmos a Deus para cumprirmos sempre a sua vontade.

 

conta por conta

Pai Nosso 10 Ave María Glória Ó Meu Jesus

2 Mistério dolorosos - A flagelação de Jesus Cristo

2 dolorosos

Chegada a manhã, todos os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo convocaram um conselho contra Jesus, a fim de levá-lo à morte. Assim, amarrando-o, levaram-no e entregaram-no a Pilatos, o governador. Pilatos perguntou:" Que farei de Jesus, que chamam de Cristo?" Eles, porém, gritavam com veemência:"Seja crucificado!" Tornou a dizer-lhes:"Mas que mal ele fez?" Eles, porém gritavam com veemência:"Seja crucificado!"( Mt 27,1-2,- ) Pilatos, então, querendo contentar a multidão, soltou-lhes Barrabás e, depois de fazer açoitar a Jesus, entregou-o para que fosse crucificado. ( Mc 15,15 )

Quantos golpes, quantas torturas, quantas chagas se abrem sobre o corpo de Jesus. Quanto sangue jorra à terra enquanto os flageradores riram, insultaram-no e juntaram forças para golpear o corpo inocente de Jesus. Peçamos de aceitar todos os insultos por amor do Senhor e, também, um verdadeiro arrependimento dos nossos pecados.

 

conta por conta

Pai Nosso 10 Ave María Glória Ó Meu Jesus

3 Mistério dolorosos - A coroação de espinhos

3 dolorosos

Em seguida, os soldados do governador, levando Jesus para o Pretório, reuniram contra ele toda a côrte. Despiram-no e puseram-lhe uma capa escarlate. Depois, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-na em sua cabeça e um caniço na mão direita. E, ajoelhando-se diante dele, diziam-lhe, caçoando: "Salve, rei dos judeus!" E cuspindo nele, tomaram o caniço e batiam-lhe na cabeça. Depois de caçoarem dele, despiram-lhe a capa escarlate e tornaram a vesti-lo com as suas próprias vestes, e levaram-no para o crucificar. ( Mt 27,27-31 )

Pensemos ao zombamento, ao ultrage, ao sofrimento, à nudez, dos quais foi vítima Jesus. Foi-lhe tirada toda dignidade, foi tratado como culpado dos mais graves pecados. Parece dizer-nos: "porque te desesperas se alguém te faz sofrer? Assim me amas? Medita na minha paixão e nela faça nascer riquezas imensas".Peçamos o dom da paciência para aceitar todas as humilhações, pensando aquilo que Jesus sofreu por nós.

 

conta por conta

Pai Nosso 10 Ave María Glória Ó Meu Jesus

4 Mistério dolorosos - A subida de Jesus, rumo ao Calvário, carregando a Cruz

4 dolorosos

Enquanto o levavam, tomaram um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e impuseram-lhe a cruz para levá-la atrás de Jesus. Grande multidão do povo o seguia, como também mulheres que batiam no peito e se lamentavam por causa dele. Jesus, porém, voltou-se para elas e disse: "Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos! Pois, eis que virão dias em que se dirá: Felizes as estéreis, as entranhas que não conceberam e os seios que não amamentaram! Então, começarão a dizer às montanhas: Caí sobre nós! e às colinas: Cobri-nos! Porque se fazem assim com o lenho verde, o que acontecerá ao seco?" Eram conduzidos também dois malfeitores para serem executados com ele. ( Lc , 26-32 )

Mesmo que fosse só por você, Jesus teria sofrido igualmente tais penas, tamanho é o seu amor por você. Ao longo do Calvário, Jesus avista Maria, a Mãe. Quanto custa a Ela aquele 'sim'...o seu coração de mãe é ferido. Peçamos a Maria a graça de aceitarmos sempre nossa cruz, a fim que seja sustentada por Ela e Jesus.

 

conta por conta

Pai Nosso 10 Ave María Glória Ó Meu Jesus

5 Mistério dolorosos - A crucifixão e morte de Jesus

5 dolorosos

Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Jesus, então, vendo sua mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse à sua mãe: "Mulher, eis o teu filho!" Depois disse ao discípulo: "Eis a tua mãe!"E a partir dessa hora, o discípulo a recebeu em sua casa. ( Jo 19, 25-27 )

Jesus nos quer ver perto de sua Mãe; quer que, como criancinhas, nós tenhamos nossa mãozinha na mão de Maria. Somente assim Jesus nos traz sua predileção. Pede-nos de olhar à Mãe celeste, isto é, de amá-la. Quer que acolhamos Nossa Senhora como nossa verdadeira Mãe, que gera em nós a graça. Maria, nos confiamos a Ti, toma-nos e coloca-nos no refúgio do teu Coração Imaculado, forma-nos com a tua humildade para curar-nos da nossa soberba, aquela soberba que frequentemente nos faz pensar em poder menosprezar Deus, aquele que morreu por nós.

 

conta por conta

Pai Nosso 10 Ave María Glória Ó Meu Jesus

www.theholyrosary.org